Antigo condenado pelo TPI apela a milícia para deixar de massacrar civis na RDCongo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email

Um antigo condenado pelo Tribunal Penal Internacional (TPI) apelou hoje à milícia Codeco para que deixe de massacrar civis em Ituri, no nordeste da República Democrática do Congo (RDCongo), alertando que pode incorrer em crimes contra a humanidade.

“Apelo aos meus irmãos do Codeco (Cooperativa para o desenvolvimento do Congo) para que ponham termo ao seu intuito criminoso de, sem bons motivos, derramar sangue dos seus irmãos e irmãs nos (territórios de) Djugu e Mahagi, em Ituri”, disse Thomas Lubanga, em conferência de imprensa, citado pela agência France-Presse.

“Aviso-os de que a ONU já está a falar de crimes contra a humanidade. É tempo de ouvir e seguir o caminho da razão, tomando a mão estendida do chefe de Estado, Felix Tshisekedi, que está disposto a ouvi-los”, acrescentou o antigo condenado pelo TPI.

Thomas Lubanga, que foi a primeira pessoa a ser condenada na história do TPI, reforçou: “Parem de matar os vossos irmãos e irmãs e de destruir o Ituri! Não ganhais nada na vossa aventura, que tem sido rejeitada por todas as comunidades da nossa província, sem uma única exceção”.

Em Ituri, soldados do exército nacional da RDCongo estão a combater o grupo armado Codeco. A milícia afirma defender os interesses da comunidade Lendu (agricultores) contra a comunidade Hema (de pastores e comerciantes).

Mais de 700 civis foram mortos em ataques violentos desde dezembro de 2017, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), que fala de um possível “crime contra a humanidade”.

As vítimas destes assassinatos estão também nas comunidades Alur, Mbisa, Ndo Okembo e Nyali, em Ituri, disse Lubanga.

Thomas Lubanga foi condenado pelo TPI e cumpriu uma pena de prisão de 14 anos que lhe foi imposta, por ter forçado crianças a envolverem-se no conflito de Ituri, no início dos anos 2000, que causou milhares de mortes.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email

Designed by nzaylakasesa,lda.