Angola regista mais 5 casos, 4 são de transmissão local

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email

A ministra da Saúde, Sílvia Lutucua, disse hoje que nas últimas 24 horas foram registados 5 novos casos positivos de contaminação com o novo coronavírus, dos quais 4 são de transmissão local e 1 é importado.

O caso importado, segundo a governante que falava na habitual conferência de imprensa que serviu para actualizar os dados sobre a covid-19 no país, trata-se de um homem de 36 anos, da Guiné-Conacri, comerciante e residente no bairro Hoji ya Henda, em Luanda, que chegou ao país vindo de Portugal no dia 18 de março, não cumpriu a quarentena e não forneceu os dados corretos.

O doente foi encaminhado para o centro de tratamento de referência e 25 dos seus contactos diretos foram transferidos para centros de quarentena institucional, para acompanhamento e rastreio.

Os 4 casos de contaminação local, são familiares direto do caso número 26 que chegou ao país no dia 18 de março, igualmente vindo de Portugal.

Segundo a ministra trata-se de duas mulheres, uma 42 de anos e outra de 34 anos e duas crianças um de 4 anos e outro de 1 ano de idade, filhos do caso número 26.

Dos 9 contactos diretos do caso número 26, 7 testaram positivo e 2 tiveram resultado negativo, sendo duas crianças de 7 anos e 6 meses.

Com os 5 casos de hoje, Angola passa a somar 35 casos positivos, dos quais 22 são ativos, 11 curados e 2 mortes.

Encontram-se em quarentena institucional 908 pessoas, 412 casos suspeitos estão a ser investigados e 957 contactos estão “em seguimento”.

Entre os passageiros provenientes de Lisboa, nos dias 17 e 18 de março, foram recolhidas 1018 amostras, tendo sido processadas 443 amostras das quais 442 negativas.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email

Designed by nzaylakasesa,lda.