Casos da doença sobem para 122 casos em Cabo Verde

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email

As autoridades de saúde cabo-verdianas contabilizaram hoje mais um caso de covid-19 na ilha de Santiago, elevando o total no arquipélago, desde 19 de março, para 122 pessoas infetadas com o novo coronavírus, quatro dos quais já recuperaram.

De acordo com a atualização estatística feita no portal covid19.cv, da responsabilidade do Ministério da Saúde e do Instituto Nacional de Saúde Pública, regista-se mais um caso de covid-19 face ao balanço divulgado ao final do dia de quinta-feira, sendo este localizado no concelho da Praia (Santiago), que passa a somar 60, o principal foco da doença no país.

Ainda na ilha de Santiago há casos confirmados de covid-19 nos concelhos do Tarrafal (2) e de São Domingos (1).

As autoridades de saúde de Cabo Verde atualizaram na quinta-feira o total acumulado de infetados pelo novo coronavírus para 121, depois da revisão dos dados, que passaram a incluir dois casos anteriores, já recuperados, na ilha de São Vicente.

“Hoje foi feita uma revisão dos casos confirmados de covid-19 que dispomos até ao momento, no sentido de zelar pela qualidade e transparência a ser transmitida e o resultado deste exercício permitiu-nos a informação estatística”, disse na quinta-feira o diretor do Serviço de Prevenção e Controlo de Doenças, Jorge Barreto, no ponto de situação diário sobre a doença no país.

Explicou que a ilha de São Vicente, que tinha até quinta-feira, oficialmente, registo de um único caso — uma cidadã chinesa — passou a contar com três, já que dois membros da família desenvolveram anticorpos e nunca tiveram sintomas. Foram contabilizados e passaram de imediato ao estado de recuperados.

Segundo o registo de hoje, Cabo Verde passou a registar 122 casos de covid-19, desde 19 de março, distribuídos pelas ilhas de Santiago (63), Boa Vista (56) e São Vicente (03).

Já os casos de doentes recuperados passam a ser quatro, sendo dois em São Vicente, um na Praia e outro na Boa Vista.

Um destes casos, um turista inglês de 62 anos — o primeiro diagnosticado com a doença no país, em 19 de março – acabou por morrer na Boa Vista, enquanto outros dois doentes viajaram para seus países, totalizando 115 casos ativos no arquipélago.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 230 mil mortos e infetou quase 3,2 milhões de pessoas em 193 países e territórios.

Cerca de 908 mil doentes foram considerados curados.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email

Designed by nzaylakasesa,lda.