Governo vai avaliar a partir do próximo ano o desempenho no ensino superior

You are currently viewing Governo vai avaliar a partir do próximo ano o desempenho no ensino superior

Os docentes do subsistema de ensino superior passarão a ser submetidos à avaliação de desempenho, a partir do próximo ano académico, apurou a ANGOP, nesta quarta-feira.

Conforme o Regulamento do Sistema de Avaliação de Desempenho do Docente do Ensino Superior,  publicado no Diário da República (DR), de 27 de Abril, pretende-se com isso a valorização pessoal e profissional dos quadros, de forma a garantir a melhoria permanente da actividade de docência.                          

Segundo o DR, a avaliação visa o incremento da reputação científica, academia e social das instituições de ensino superior e o estabelecimento de regras e procedimentos a observar na avaliação do desempenho dos docentes do subsistema de ensino superior.

O regulamento, a que a ANGOP teve acesso, aplica-se aos académicos das instituições de ensino superior públicas e privadas integrados na carreira docente do ensino superior.

Para o efeito, será criada uma comissão ad-hoc para avaliar o desempenho dos académicos, no âmbito de uma metodologia para obtenção da classificação final.