BNA estabelece regime para abertura de conta simplificada

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email

O Banco Nacional de Angola (BNA) estabeleceu um novo regime de abertura de conta bancária simplificada, destinada às pessoas residentes sem condições para o efeito.

Com estas novas regras, de acordo com o Aviso do Banco Central, de 27 de Abril,  a que a Angop teve acesso, passa a ser possível a abertura de contas para pessoas ou comerciais, dispensando  a apresentação do Bilhete de Identidade ( podendo ser outro documento de identidade) ou o registo junto da Administração Geral Tributária.

No quadro desta estratégia, que visa aumentar os níveis de inclusão financeira, sera também permitido que micro-empreendedores  tenham acesso à utilização de Terminais de Pagamento Automático (TPA) dedicado.

Para este caso, o micro- empreendedor deve ser portador de um BI e deter uma autorização do órgão competente da Administração local para o exercício da sua actividade no referido ponto de venda, como por exemplo, num mercado municipal.

Para o BNA, as vantagens da utilização de um TPA são significativas, por oferecer maior comodidade e segurança, reduzindo os riscos associados à utilização de numerários.

Antes deste aviso, os TPAs  estavam acessíveis a empreendedores com actividade no mercado formal.

Com este Aviso, o Banco Central diz ter dado mais um passo para o aumento de cidadãos com os seus rendimentos mais seguros, reduzindo-se a necessidade da utilização quase “exclusiva” de numerário nas transações comerciais que ocorrem em mercados informais regulados pelas administrações municipais.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email

Designed by nzaylakasesa,lda.