Covid-19: Governo prioriza sistema primário de saúde

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email

O sistema primário de saúde vai continuar entre as prioridades do Executivo, para garantir a assistência médica e medicamentosa e melhorar os determinantes sociais de saúde, reiterou hoje (quarta-feira) a ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta.

Sílvia Lutucuta, que falava na conferência de imprensa de actualização de dados da Covid-19, afirmou que o governo já melhorou a aquisição de medicamentos para os hospitais, deixando de depender de fontes internas.

Informou que muitos médicos angolanos foram enquadrados no sector face a demanda e a fim de dar resposta cabal ao sistema sanitário.

“Já estamos a adquirir os medicamentos nos mercados internacionais, tal como faziam as nossas antigas fontes no país”, disse, acrescentando que tal medida aumentou a qualidade, a quantidade e melhorou a distribuição de fármacos essenciais.

De acordo com a ministra, uma das prioridades do Presidente João Lourenço prende-se com o alargamento do tratamento com hemodiálise no país, evitando que angolanos com insuficiência renal se desloquem ao exterior do país.

“Vamos ter um ganho de médicos intensivistas”, informou a governante, numa alusão ao pessoal médico angolano que está a ser formado por profissionais cubanos, no quadro da resposta contra a Covid-19.

Angop

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email

Designed by nzaylakasesa,lda.