Governo distribui 1.500 zaragatoas a cinco províncias para testagem nas comunidades

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email

O governo angolano distribui esta terça-feira 1.500 zaragatoas, materiais de colheitas de amostras, às províncias do Huambo, Benguela, Zaire, Cabinda e Cunene, para o início de testes aleatórios da Covid-19 nas comunidades.

Segundo o secretário de Estado para Saúde Pública, Franco Mufinda, que falava na habitual conferência de imprensa de actualização de dados sobre o novo coronavírus no país, cada província vai beneficiar de 300 zaragatoas para facilitar a realização da testagem aleatória e o estudo epidemiológico de cada região.

O início do teste aleatório, nos próximos dias, será fundamental para aferir o número de pessoas afectadas pela doença do Sindrome Respiratório Agudo ou pela Covid-19, principalmente na época de cacimbo.

Franco Mufinda explicou que o método a ser usado para as análises aleatórias será à base da biologia molecular, descartando a possibilidade de testes rápidos.

Desde o início da testagem em Angola (Março último), o laboratório de biologia molecular nacional já processou mil e 572 amostras, dos quais 24 acusaram positivas.

Nesse âmbito, ainda estão em processamento laboratorial 77 amostras.

Quanto a quarentena institucional, encontram-se em confinamento 727 cidadãos em todo país, sendo que dois receberam alta nas últimas 24 horas.

De acordo com o secretário de Estado, existem ainda 388 pessoas suspeitas de Covid-19 e 696 cidadãos que tiveram contactos directos ou ocasionais com 24 casos positivos que o país regista.

Até à presente data, o país regista 24 casos positivos importados, dos quais seis recuperados, 16 activos e dois mortos.

Para a prevenção e combate à Covid-19, Angola observa, desde às 00h00 do dia 11 de Abril, um novo período de Estado de Emergência, que deve vigorar até as 23h59 do dia 25 de Abril.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email

Designed by nzaylakasesa,lda.