Ministério apresenta resultados de descarga na Ilha de Luanda

You are currently viewing Ministério apresenta resultados de descarga na Ilha de Luanda

O Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente avançou, nesta segunda-feira, que constatações preliminares demonstram a ocorrência, no dia 15 deste mês, de uma potencial descarga de pequenas dimensões, de origem desconhecida, provavelmente de origem a sul da Ilha de Luanda.

De acordo com uma nota a que a ANGOP teve acesso, a mancha da descarga na água não foi localizada, pelo que se acredita ter sido ultrapassada pela acção mecânica das ondas que quebrou os hidrocarbonetos e permitiu a sua rápida dissolução no corpo de água.

“Testes adicionais serão efectuados com celeridade, em parceria com outros departamentos ministeriais do Executivo, para se chegar a conclusões mais aprofundadas”, lê-se na nota.

Adianta que esteve no local, no dia 16, uma equipa da Operação Transparência no Mar (Capitania do Porto de Luanda, Instituto de Investigação Pesqueira e Marinha, Unidade de Derrame, Ministério dos Recursos Minerais e Petróleos e Polícia fiscal) que fez uma avaliação preliminar.

O ministério apela aos munícipes de Luanda e a sociedade em geral, essencialmente aos moradores da área, para que mantenham a calma e a serenidade, enquanto decorrem as diligências.

Segundo o departamento ministerial, a descarga afectou a zona balnear das praias próximas da rotunda do posto de abastecimento da Pumangol até as proximidades do restaurante Jango Veleiro, na Ilha de Luanda.