Terceiro lote de gado do Tchad já no país

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email

Angola recebeu hoje (domingo), no Porto de Luanda, mil e 167 cabeças de gado bovino, provenientes da República do Tchad, um projecto do Governo angolano que visa relançar o sector pecuário do planalto da região de Camabatela e diversificar a economia do país.

Trata-se do terceiro lote recepcionado no Porto de Luanda, numa cerimónia testemunhada pelo ministro de Estado e Chefe da Casa de Segurança do Presidente da República, Pedro Sebastião.

Os dois primeiros lote chegaram ao país nos dias 15 e 28 de Março último, com igual número de cabeças.                

A previsão é receber até final deste mês (Abril) quatro mil e 500 cabeças de gado, num total de 75 mil, num período de cinco anos, para a liquidação de uma dívida daquele país africano em relação Angola, segundo o director-geral do Instituto de Serviços Veterinários do Ministério da Agricultura e Pescas, Ditutala Lucas Simão.      

O gado que Angola está a receber resulta do pagamento de uma dívida que a República do Tchad contraiu ao país, avaliada em 100 milhões de dólares e convertida em fornecimento de animais daquele país africano.

O primeiro carregamento chegou que chegou em Março foi encaminhado para o projecto Agro-Pecuário da Quiminha, em Luanda, onde está em quarentena (processo de análise e acompanhamento do gado por veterinários).

Após o período de quarentena, uma parte do gado vai para os empresários privados, no âmbito do programa de fomento da actividade criação de gado em grande escala.

O gado proveniente do Tchad é de reprodução, para formar as matrizes do país. A quarta geração do mesmo gado servirá para o abate.

Após o período de quarentena, o gado terá como destino o norte de Luanda e a região do Planalto de Camabatela (Cuanza Norte, Uije e Malanje), no âmbito do programa de repovoamento animal.

O TChad tem um grande potencial na área da pecuária, pois 53% do PIB do país é proveniente da pecuária.

Angop

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email

Designed by nzaylakasesa,lda.