Bundesliga se pronunciará no dia 23 de abril sobre eventual retomada do campeonato

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email

A Liga Alemã de Futebol (DFL) adiou para 23 de abril sua assembleia geral por videoconferência, na qual deve decidir uma data e as condições para uma eventual retomada da competição com portões fechados.

A assembleia, que estava marcada para sexta-feira, foi adiada para a quinta-feira da próxima semana. “O objetivo desse adiamento é dar mais tempo aos clubes e à DFL para preparar as decisões a serem tomadas”, disse a liga alemã, que reúne os 36 clubes da Bundesliga e da segunda divisão, em comunicado divulgado nesta terça.

No momento, os dois campeonatos estão oficialmente interrompidos até 30 de abril, devido ás medidas de combate à pandemia de coronavírus.

Antes de se pronunciar, as autoridades do futebol alemão devem, de qualquer maneira, aguardar as decisões do poder político.

A chanceler Angela Merkel e os chefes dos 16 estados regionais devem decidir nesta quarta-feira sobre as medidas de confinamento lançadas em meados de março e previstas para durarem até 19 de abril na Alemanha.

“Um retorno à normalidade etapa por etapa”, avaliou com prudência o ministro da Saúde Jens Spahn, mas a reunião de quarta-feira vai marcar as principais linhas a serem seguidas nas próximas semanas. Aconteça o que acontecer, eventuais partidas terão de ser disputadas com portões fechados, com a reabertura de estádios e salas de espetáculo provavelmente proibida por vários meses.

A postura da liga alemã não mudou nas últimas semanas: a Bundesliga deve ser retomada quando as autoridades derem sinal verde, sem a presença do público se for necessário.

O objetivo é recuperar pelo menos os direitos televisivos das últimas nove rodadas e, assim, evitar uma catástrofe econômica para os clubes.

“Estaremos preparados”, diz o presidente da Liga Christian Seifert, que insiste sobretudo no cumprimento das instruções sanitárias dos poderes públicos: “Não devemos dar a impressão de que o futebol vive em seu próprio mundo e ignora a realidade”, afirma.

O dia 23 de abril também é a data em que a Uefa deve se reunir com seu comitê executivo, quando deve definir um cronograma para o final das competições nacionais, ao lado da Liga dos Campeões e da Liga Europa, suspensa devido ao coronavírus.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email

Designed by nzaylakasesa,lda.