Reunião em que Isabel pode ser destituída do cargo de PCA da Unitel acontece amanhã

Partilhe

A reunião dos acionistas da Unitel, convocada pelo presidente da mesa da assembleia geral, general Leopoldino de Nascimento “Dino”, tem lugar amanhã, dia 19 de Março, conforme um comunicado publicado no mês passado.

Segundo o comunicado emitido, na altura, a assembleia geral visa discutir a decisão do tribunal de Paris, a eleição de um novo corpo directivo e um novo conselho de administração.

Recorde-se que,  o actual conselho de administração é presidido pela empresária Isabel dos Santos, que não estará presente na referida reunião, podendo ser representada por um representante da vidatel, empresa detida pela empresária e que detém uma participação accionista de 25% na UNITEL.

Isabel dos Santos encontra-se já há algum tempo fora de Angola, segundo informação apuradas pelo Guardião, a empresária teme que lhe retirem o passaporte caso retorne ao país, devido ao processo em que é acusada de ter autorizado uma transferência de 38 milhões de dólares um dia depois de ter sido exonerada do cardo de presidente do conselho de administração da Sonangol, a empresa petrolífera estatal, que presidiu entre Junho de 2016 e Novembro de 2017.

A Sonangol e a OI têm vindo a insistir na eleição de um novo corpo directivo mais profissional em substituição do actual que está à frente da empresa desde a sua fundação. A assembleia geral realizada em final de 2018 terminou sem uma resolução visto que Isabel dos Santos e Leopoldino de Nascimento, detentores de 50% da empresa, opuseram-se à nomeação de um novo corpo directivo, assim como à eleição de um novo conselho de administração.

A Unitel tem como acionista a Sonangol, Isabel dos Santos, Leopoldino de Nascimento e a brasileiro “OI”, todos com igual participação de 25%.

Facebook Comments

Partilhe