OGE para 2019 será revisto até abril – Archer Mangueira

Lusa

Partilhe

O Governo angolano vai avançar com a revisão do Orçamento Geral do Estado (OGE) para 2019 o mais tardar em abril, disse hoje, em Luanda, o ministro das Finanças, Archer Mangueira.

Questionado pela agência Lusa sobre o assunto no final de uma audiência com o Presidente João Lourenço, em que acompanhou o vice-presidente do Banco Mundial para a Região de África, Gafez Ghanem, Archer Mangueira indicou que a revisão está prevista para breve, sem adiantar, porém, pormenores.

No entanto, após as declarações à imprensa, o ministro angolano confirmou que o Governo está a preparar a revisão do OGE, que deverá ser apresentada em abril.

Em causa está o OGE para 2019 aprovado pelo Parlamento em dezembro do ano passado, em que o Governo angolano projetou o preço do barril de petróleo em 68 dólares, como base do orçamento.

Pouco depois de aprovado o documento, o preço do petróleo nos mercados internacionais desceu para valores próximos dos 50 dólares.

O primeiro anúncio de um OGE retificativo para 2019, cuja versão em vigor – aprovada em dezembro, no parlamento, com os votos a favor do MPLA – estima receitas e fixa despesas em 11,3 biliões de kwanzas (32,2 mil milhões de euros), foi feito no final de janeiro pelo ministro de Estado para o Desenvolvimento Económico e Social de Angola, Manuel Nunes Júnior.

A revisão do OGE, disse então o governante, acontecerá “no primeiro trimestre”, devido à “tendência baixista” do preço do barril do petróleo, que continua a rondar os 60 dólares, abaixo da previsão do Governo.

Facebook Comments

Partilhe