SADC saúda Presidente eleito da RDC

A Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) felicitou, neste domingo, Félix Antoine Tshisekedi Tshilombo, Presidente eleito da República Democrática do Congo (RDC).

Félix Antoine Tshisekedi Tshilombo foi hoje, domingo, confirmado vencedor do pleito de 30 de Dezembro de 2018, pelo Tribunal Constitucional daquele país.

O mesmo venceu o pleito com 38,57% dos votos, contra 34,83 de Fayulu e 23,84% de Emmanuel Ramazani Shadary, o candidato governamental.

O anúncio dos resultados definitivos, pelo Tribunal Constitucional, surge alguns dias depois de a União Africana ter solicitado às autoridades da RDC para suspenderem a comunicação, por subsistirem dúvidas no processo de contagem dos votos.

A UA tinha programado a deslocação de uma missão de alto nível aquele país, para uma Cimeira de Emergência nesta semana.

Entretanto, a SADC, na mensagem a que a Angop teve acesso, felicitou o povo congolês, a classe política e aos demais actores da sociedade civil pela realização das eleições num clima pacífico, não obstante as dificuldades de segurança e logísticas enfrentadas.

A organização regional apela aos actores políticos e a sociedade civil a apoiarem o Presidente eleito e o seu governo a manter a unidade, a paz e a estabilidade, bem como a conquistar o desenvolvimento económico.

Espera por uma transferência pacífica do poder ao Presidente eleito e reitera a necessidade de se respeitar a soberania e a integridade territorial da RDC.

No comunicado, a SADC compromete-se a apoiar o Governo da RDC, à luz do tratado e do protocolo de cooperação nas áreas política, defesa e segurança.

Partilhe

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.