Tribunal condena ex-director do SIC na Huíla

Angop




Partilhar

O antigo director do Serviço de Investigação Criminal (SIC) da Huíla, Amadeu Alberto Suana, implicado no caso de desvio de combustível, foi hoje condenado a quatro anos de reclusão. A sentença foi ditada pelo juiz da causa, Marcelino Ntyamba.

Sob o oficial da Polícia Nacional pesa o crime de peculato. Em causa está o desvio de 49 mil litros de gasóleo, dos quais 14 mil litros foram comercializados, ilegalmente, por ordem de Amadeu Alberto Suana.

Foram igualmente condenados neste processo mais quatro cidadãos a penas de um ano de prisão correccional e igual tempo de prisão suspensa nas qualidades de autores moral e material pelo envolvimento na compra ilícita de 89 mil litros de gasóleo.

Trata-se de Francisco Gil Baptista Alves, proprietário da firma Empreendimentos AG- Gil Alves Gil, condenado a um ano de prisão correccional e pagamento de um milhão e 45 kz de indemnização a favor do Estado, Américo Tomás, na qualidade de autor moral na pena de um ano de prisão correccional, Arão Manino Elias e Gizela dos Santos França, que à data dos factos eram trabalhadores das bombas de combustível “P.A Tchimucua”, na qualidade de autores matérias, na pena de prisão suspensa por um período de dois anos e pagamento de forma solidária a caução no valor de dois milhões e 590 kz.

O combustível em causa consta dos quatro milhões e 95 mil litros de gasóleo, correspondente a 117 camiões de cisterna com capacidade para 35 mil litros cada, desviados no período de Novembro de 2016 a Janeiro de 2017, que causaram ao Estado angolano um prejuízo avaliado em 552 milhões e 825 mil kwanzas.

Neste contexto, o Tribunal provincial da Huíla, já julgou e condenou em Março último, na primeira fase, 29 arguidos, a pena de prisão maior de dois a 12 anos, entre os quais o antigo director-adjunto do SIC, Abel Wayaha.

Sobre Amadeu Suana pesa um outro processo,em fase de instrução, a respeito da venda de viaturas roubadas, apreendidas pelo SIC.

Comentários do Facebook

Partilhar
<script async src="//pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js"></script>
<ins class="adsbygoogle"
     style="display:block"
     data-ad-format="autorelaxed"
     data-ad-client="ca-pub-7513151535689663"
     data-ad-slot="7531535151"></ins>
<script>
     (adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
</script>