Ministério das Telecomunicações apresenta satélite em miniatura

Angop




Partilhar

Um satélite em miniatura, denominado CANSAT angolano, integrado no volume e na forma de um refrigerante de 330 mililitros, foi apresentado hoje, quarta-feira, em Luanda, pelo secretário de Estado das Telecomunicações, Mário Augusto da Silva Oliveira.

O governante fez esta apresentação no acto de encerramento da Semana Mundial do Espaço, acrescentando que o CANSAT foi construído com dispositivo de electrónica de base, para permitir aos estudantes uma primeira experiência prática na elaboração de uma missão espacial, desenhar e construir projectos espaciais reais com acessórios de baixo custo.

O projecto, uma promoção do Ministério das Telecomunicações e Tecnologias por intermédio do Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPEN) de Informação, foi desenvolvido com a colaboração de 30 universidades do país.

Segundo afirmou, através do CANSAT será possível vivenciar muitos aspectos da versão espacial real como seleccionar a missão, projectar, integrar os componentes, programar computador de bordo, testar e analisar os dados de termometria.

Explicou que o desafio dos alunos é encaixar todos os principais subsistemas encontrados em um satélite como energia, sensores e um sistema de comunicação neste volume mínimo.

O maior evento espacial da Terra, a Semana Mundial do Espaço é uma celebração internacional da contribuição da ciência espacial e tecnologia para a melhoria da condição humana. É celebrada, anualmente, de 4 a 10 de Outubro. Este ano teve como tema “O espaço une o Mundo”.

Em 2017, a comemoração incluiu 3.700 eventos em 80 países.

Comentários do Facebook

Partilhar
<script async src="//pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js"></script>
<ins class="adsbygoogle"
     style="display:block"
     data-ad-format="autorelaxed"
     data-ad-client="ca-pub-7513151535689663"
     data-ad-slot="7531535151"></ins>
<script>
     (adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
</script>