Angola pede apoio americano para repatriar capitais

Angop




Partilhar

A Assembleia Nacional pediu nesta segunda-feira a cooperação do congresso norte-americano para o repatriamento de capitais, transferidos ilegalmente de Angola para o exterior.

O pedido foi formulado hoje (segunda-feira) pela presidente da Comissão de Relações Exteriores, Cooperação Internacional e Comunidades Angolanas no Exterior, Josefina Diakite, numa reunião com congressistas norte-americanos que desde domingo (07) está em Angola para uma vista de 24 horas.

Em Dezembro de 2017, o Presidente da República, João Lourenço aconselhou aos angolanos que têm fortunas no exterior do país repatriarem esse capital para investirem no país, sob pena de verem o dinheiro confiscado para o Estado angolano.

Depois da manifestação do interesse comum do reforço da cooperação entre os órgãos legislativos dos dois países, Josefina Diakité informou que o país enceta reformas concretas desde a chegada de João Lourenço a Presidente da República em Setembro do ano passado.

Destacou um conjunto de medidas visando o reforço das instituições do Estado, o sistema democrático e o desenvolvimento económico do país.

A presidente da terceira comissão da Assembleia Nacional falou do trabalho em curso para a diversificação da economia, dando maior preponderância à agricultura, indústria, pesca e uma maior abertura ao investimento privado.

Disse que Angola está a combater a corrupção, nepotismo e a impunidade, bem como a promove a transparência na gestão pública, visando moralizar a sociedade.

Os congressistas norte-americanos foram ainda informados da preparação das eleições autárquicas previstas para 2020.

A congressista Elisabeth Esty manifestou satisfeita com as reformas em Angola, tendo considerado positivos os exemplos que vêem da actual liderança do país.

O congressista Todd Rokita, que “capitaneou” o grupo no evento, reafirmou a abertura para o reforço da cooperação com o parlamento angolano.

Nesta segunda-feira, a delegação norte-americana reuniu-se também com o vice-presidente da República, Bornito de Sousa, numa altura em que o Presidente da República, João Lourenço efectua uma visita de Estado à China.

Comentários do Facebook

Partilhar
<script async src="//pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js"></script>
<ins class="adsbygoogle"
     style="display:block"
     data-ad-format="autorelaxed"
     data-ad-client="ca-pub-7513151535689663"
     data-ad-slot="7531535151"></ins>
<script>
     (adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
</script>