Declaração de Samakuva “José Eduardo dos Santos é um patriota” surpreende muitos




Partilhar

As declarações proferidas pelo presidente da UNITA, Isaías Samakuva, segundo a qual, qualificou o ex presidente da República, José Eduardo dos Santos como “um patriota” está a causar um certo mal-estar entre os angolanos e surpreendeu muitos outros.

O líder do maior partido da oposição, fez estas declarações no programa “Café da Manhã” da rádio LAC, nesta quarta-feira.

Samakuva disse “enquanto cidadão serviu o país” e se deve olhar para José Eduardo dos Santos como alguém que deu o seu melhor ao país.

O líder do Galo Negro considerou, que “a dimensão histórica e heróica dos homens que fazem a História das Nações não deve ser amputada nem eclipsada pelos aspectos menos positivos da sua dimensão humana”, o lado mais frágil da nossa natureza biológica.

De acordo com um analista político contactado pelo ‘O Guardião’, estas declarações do presidente do Galo Negro invalidam grande parte do seu percurso político, pelo menos últimos 16 anos, em que andou cá dentro e lá fora, denunciando os males praticados durante a governação do ex-presidente.

Por outro lado, descredibiliza a UNITA e tudo o que o partido do Galo Negro representa e tem vindo a bater-se para mudar. Como é o caso da corrupção, má gestão do erário público, impunidade, subversão da lei, tráfico influência, favoritismo e outros males que caracterizam a governação de José Eduardo dos Santos.

“Se o que José Eduardo dos Santos fez, é o máximo que alguém na sua posição, com os recurso que país tinha e estavam a seu dispor, podia fazer, então porque fez oposição”, questionou.

O analista vai mais longe dizendo que o cerne da questão não é servir o país, mas servir bem o país. “Não podemos simplesmente elevar alguém por servir o país, mas sim elevar aqueles que, independentemente das condições e cirscunstâncias, serviram o país com isenção pondo os interesses da nação em primeiro lugar. O que não é claramente o caso de José Eduardo dos Santos”, disse.

“Este tipo de análises não são restritas nem tão pouco subjectivas. Devemos olhar para tudo o que ex-presidente fez, de maneira objectiva, o bem e o mal. No final ver o que prevalece e com base nisso fazer o um juízo de valor, mas de forma objectiva”, reforçou.

“Por outro lado, as declarações de Samakuva, legitimam e desculpam os males praticados durante a governação de José Eduardo dos Santos, sob pretexto que o homem não é perfeito, isso contradiz o que a UNITA sempre defendeu”, concluiu.

Comentários do Facebook

Partilhar
<script async src="//pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js"></script>
<ins class="adsbygoogle"
     style="display:block"
     data-ad-format="autorelaxed"
     data-ad-client="ca-pub-7513151535689663"
     data-ad-slot="7531535151"></ins>
<script>
     (adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
</script>