Campanha florestal abre na próxima semana

ANGOP




Partilhar

A campanha florestal 2018, para exploração de madeira a nível do País, abre oficialmente na próxima semana, anunciou hoje, na cidade do Luena, província do Moxico, o director Nacional de Florestas, Domingos Nazaré.

Sem precisar o dia, o responsável que falava no I Conselho Consultivo do Ministério da Agricultura e Florestas que decorre no Luena, esclareceu que o adiamento da data de abertura da Campanha Florestal se deve à análise exaustiva dos processos de solicitação de licenças, bem como a revisão da regulamentação da Lei de Base das florestas e da fauna selvagem.

Adiantou que o sector prevê licenciar menos de 200 madereiros a nível do país, para explorar 300 mil metros cúbicos.

O director nacional admitiu uma baixa do número de entrega de licenças, de 300 para 200 empresas e pessoas singulares, pelo facto de que muitos madereiros não possuem locais de transformação de madeira (serrações).

Afirmou que na próxima campanha florestal se pretende melhorar a organização do sector que passa pela emissão de modelos de licença das vias de trânsitos, entre outros documentos, que serão centralizados no Ministério da Agricultura.

Explicou que o Ministério pretende criar um documento de regime de contrato que permite que o madeireiro tenha uma licença de exploração, na mesma área de jurisdição, durante 20 ou 25 anos, assim como construir seis entrepostos para uma melhor fiscalização nas zonas de trânsito da madeira.

Quantos aos empresários que pretendem vender a madeira no exterior, Domingos Nazaré informou que terão de apresentar uma carta de crédito ou comprovativo de depósito em um banco de Angola dos valores correspondentes a quantidade de madeira a exportar.

Comentários do Facebook

Partilhar
<script async src="//pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js"></script>
<ins class="adsbygoogle"
     style="display:block"
     data-ad-format="autorelaxed"
     data-ad-client="ca-pub-7513151535689663"
     data-ad-slot="7531535151"></ins>
<script>
     (adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
</script>