Sobre ser blogueira, você pode começar com os meios que tem




Eu acredito que grande parte das pessoas com ideias maravilhosas, acabam muitas vezes por não pô-las em prática por acreditar não ter condições materiais suficientes para assim o fazer. Infelizmente não sou uma excepção. No entanto, com o tempo vou aprendendo que se nos esforçamos um pouco mais, acabamos por descobrir que existe sempre alguma coisa que podemos fazer para se começar a dar vida nas nossas ideias com os meios que temos ao nosso dispor. Desde um curso, um estágio, um pequeno investimento ou um auto-estudo com base na informação gratuita disponível na internet.

Contudo nem sempre temos esta visão no momento certo. Desde que abri o blogue que tenho recebido mensagens de jovens que assim como eu gostariam imenso de ter um blogue, mas muitas vezes com a convicção de não ser possível devido a falta de condições. O que eles ficam a saber apenas depois de falar comigo é que eu também já pensei como eles até que realizei-me de que podia começar com as mesmas (ou menos) condições que eles têm agora.

Gerir um blogue não é fácil, requer muita entrega, tempo, empenho, skills, conhecimento etc… Porem, abrir um blogue não é assim tão difícil e nem caro como muitas vezes se pensa. De facto actualmente as principais plataformas como a wordpress, blogspot.com oferecem domínios e templates gratuitos que podem ser usados por qualquer pessoa, mesmo por aquelas que não têm nenhuma experiência com HTML ou CSS.

Para além disso, existe o hoje em dia aquilo que se chama Instabloggers. Que são, nada mais do que, pessoas que publicam regularmente informações relacionados a produtos ou assuntos do seu interesse apenas no Instagram. Interesses esses que podem variar entre moda, beleza, natureza, viagens, saúde, literatura, arte etc. A grande vantagem de usar apenas Instagram e o Facebook, principalmente na fase inicial, é que permite sem fazer um grande investimento, angariar seguidores e testar a sua ideia de antes lançar um website ou ainda dar um passo maior.

Para quem acompanha o Angodiva desde o início, sabe que o blogue foi lançado em Novembro de 2016, mas que desde 2015 já partilhava os meus conteúdos no Instagram. Obviamente que naquela altura as minhas fotos eram amadoras. Na verdade estas eram tiradas pela minha filha que na altura tinha apenas 6 anitos. Quase todas as fotos eram tiradas entre correrias, enquanto a levava para escola, parávamos algures no caminho e fazíamos as fotos. Algumas vezes aos fins-de-semana enquanto os irmãos faziam uma soneca, aproveitávamos ir a frente da casa fazíamos umas tantas fotos para semana inteira. Lembro-me que nas vésperas do natal de 2015, num desses fins de semanas, fizemos umas tantas fotos como sugestão para as festas do natal e ano novo 2015/2016. O incrível é que aquelas fotos que a minha filha fez foram partilhadas por páginas nacionais e internacionais. Como vêem mesmo sem ter um fotógrafo profissional ou orçamento pude dar asas ao meu sonho de ser blogueira. Obviamente, o Instagram é limitado e oferece poucas formas para monetizar os conteúdos comparando com um website, que oferece possibilidades de, colocar banners ou ainda desenvolver conteúdos pago.

Portanto, quando desejamos ser ou fazer algo, devemos sempre ser práticos. O que eu quero dizer com isso é que deve sempre começar com aquilo que naquele instante podes fazer e não ficar parado à espera. Se não tens dinheiro para contratar um fotógrafo profissional, faça as fotografias com o telefone. Não espere até teres o website online para começares a escrever, sempre que tiveres uma ideia, escreva. Contudo, você não precisa esperar até ter todas condições materiais perfeitas para dar asas ao seu sonho. Investigue, fale com pessoas que já fizeram o que desejas fazer, faça anotações e observe com atenção o que os outros estão a fazer e como estão eles a fazer, e sobretudo lembre-se que a construção de uma casa, uma mansão ou um prédio começa sempre com a fundação.

Espero que tenham gostado do artigo e não se esqueçam de sonhar e lutar sempre pela realização dos vossos sonhos.

Com amor,
Angodiva

Comentários do Facebook
<script async src="//pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js"></script>
<ins class="adsbygoogle"
     style="display:block"
     data-ad-format="autorelaxed"
     data-ad-client="ca-pub-7513151535689663"
     data-ad-slot="7531535151"></ins>
<script>
     (adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
</script>