EDUCAÇÃO

Novo Estatuto da Carreira Docente abrange 181 mil trabalhadores no país

Cento e oitenta e um mil trabalhadores da Educação em todo o país irão beneficiar, de forma gradual, do processo de actualização de categorias, com a implementação do novo Estatuto da Carreira Docente, admitiu na terça-feira, em Benguela, o presidente da Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores da Educação, Cultura, Desportos e Comunicação Social de Angola, José Joaquim Laurindo.

Falando numa conferência de imprensa, no âmbito da aprovação do referiro diploma, José Joaquim Laurindo afirmou que a medida veio responder a uma das exigências do caderno reivindicativo sobre a revisão da situação remuneratória no sector da educação.

“Como Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores da Educação, Cultura, Desportos e Comunicação Social de Angola, estamos congratulados, porque perseguimos esse objectivo desde o ano passado junto do Governo”, realçou, tendo sublinhando o árduo trabalho dos sindicatos na correcção e revisão do estatuto do agente da Educação.

Para já, o dirigente esclarece que a federação que lidera e o Sindicato Nacional dos Professores e Trabalhadores do Ensino Não Universitário (SINPTENU), bem como o Sindicato Nacional dos Professores (SINPROF) concordam com o princípio do gradualismo na implementação do estatuto, atendendo às dificuldades financeiras que o país atravessa actualmente.

“Somos trabalhadores com necessidades várias, mas conhecemos as dificuldades do país em que vivemos”, reiterou, concordando que, no quadro desse gradualismo, a prioridade venha a recair aos professores do ensino primário cujos salários estão entre os mais baixos.

José Joaquim Laurindo fez saber que o Estatuto da Carreira Docente poderá confortar a situação daqueles professores que, apesar de nos últimos seis anos terem progredido no perfil académico e profissional, ainda não transitaram nas categorias correspondentes.

Comentários do Facebook
<script async src="//pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js"></script>
<ins class="adsbygoogle"
     style="display:block"
     data-ad-format="autorelaxed"
     data-ad-client="ca-pub-7513151535689663"
     data-ad-slot="7531535151"></ins>
<script>
     (adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
</script>