POLÍTICA

Ministro luso realça vigência da cooperação militar com Angola




O Ministro da Defesa de Portugal, José Alberto Azevedo Lopes, realçou hoje, no município do Cuito Cuanavale que a cooperação com Angola na área militar é muito antiga, séria e perdura há mais de 25 anos.

José Alberto Azevedo Lopes teceu tais declarações durante a visita que efectuou hoje àquele município histórico, onde cumpriu uma visita formal a convite do seu homólogo angolano, para conhecer o memorial da Batalha do Cuíto Cuanavale, ver as imagens, os documentos, escrituras, e rosto que simboliza este grande monumento e ouvir da boca de um dos protagonistas, aquilo que foi a angústia da batalha e a sua respectiva vitória.

Disse que a batalha do Cuíto Cuanavale foi uma das maiores batalhas da África Austral, que simbolicamente foi muito conivente e testemunha até que ponto as forças armadas registaram um número de baixas, devido à importância do nível da conquista táctica e estratégica, que traduziu a designação da sua soberania.

“Hoje vamos assinar em Luanda um memorando para um novo programa de quadros no ramo militar, reforçar e consolidar essa cooperação”, afirmou o ministro luso.

Disse que durante a sua estadia em Angola conseguiu visitar a escola militar de aeronáutica no Município de Lobito, província de Benguela.

Disse que Portugal é amigo de confiança com a Angola, há mais de 25 anos, daí a necessidade de pensar na cooperação mais verdadeira, para os próximos tempos.

Por sua vez, o ministro da Defesa angolano, Etelvino Cequeira, disse ter convidado o seu homólogo português para assinar outro acordo de cooperação, nos mesmos projectos que existiam, devido à interrupção que se verificou nos anos de 2015 a 2017, na cooperação estratégica do programa de quadros com Portugal.

O convénio consiste na formação de tropas angolanas dos ramos da força aérea, da marinha de guerra e da escola superior das Forças Armadas Angolanas (FAA).

Comentários do Facebook
<script async src="//pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js"></script>
<ins class="adsbygoogle"
     style="display:block"
     data-ad-format="autorelaxed"
     data-ad-client="ca-pub-7513151535689663"
     data-ad-slot="7531535151"></ins>
<script>
     (adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
</script>