ECONOMIA

Ministro da agricultura anuncia extinção da Mecanagro

Partilhar

O ministro da Agricultura e Florestas, Marcos Nhunga, anunciou terça-feira, em Malanje, a extinção, nos próximos dias, da Empresa Nacional de Mecanização Agrícola (Mecanagro), tendo considerado a continuidade da mesma como sendo “inviável”.

Esta decisão, segundo o governante, resulta de uma avaliação que o seu pelouro efectuou em algumas empresas ligadas ao sector agrícola em situação deficitária, sem no entanto avançar outras que poderão vir a ser encerradas.

Porém, Marcos Nhunga garantiu o pagamento dos salários em atraso (há mais de um ano) aos trabalhadores da referida empresa, sendo que alguns dos quais serão inseridos nas brigadas agrícolas criadas pelo Ministério, tal como sucedeu com os especialistas da mesma empresa.

Voltada para prestação de serviços mecanizados de preparação de terras, lavoura, abertura de estradas terciárias e obras de engenharia rural, a Empresa Nacional de Mecanização Agrícola (Mecanagro) foi criada pelo Governo angolano em Janeiro de 2001.

Há cerca de um ano, os trabalhadores da empresa paralisaram as actividades, em função dos atrasos salariais.

O ministro Marcos Nhunga procedeu terça-feira à abertura do II Conselho Técnico do Instituto de Desenvolvimento Agrário, onde participam, durante dois dias, quadros do Ministério da Agricultura e Florestas, representantes de ONG’s ligadas à promoção da agricultura familiar e parceiros sociais.

No Conselho, que termina hoje, estão a ser discutidos assuntos relacionados com a preparação da campanha agrícola 2018/2019, ponto de situação do programa de relançamento da produção de algodão e arroz, produção de sementes rurais, entre outros.

Comentários do Facebook

Partilhar
<script async src="//pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js"></script>
<ins class="adsbygoogle"
     style="display:block"
     data-ad-format="autorelaxed"
     data-ad-client="ca-pub-7513151535689663"
     data-ad-slot="7531535151"></ins>
<script>
     (adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
</script>