CONFLITO ISRAELO-PALESTINO

Israel fecha único ponto de entrada de mercadorias a Gaza




Motoristas de caminhão na passagem de Kerem Shalom, entre Israel e a Faixa de Gaza, em 22 de março de 2018
Israel anunciou, neste sábado (12), o encerramento até nova ordem do único ponto de entrada de mercadorias até a Faixa de Gaza após danos provocados na véspera por manifestantes palestinos.

A decisão de fechar a passagem de Kerem Shalom, que entrará em vigor no domingo, foi tomada como resultado das “destruições e incêndios provocados por dezenas de manifestantes no lado palestino da passagem, sob o comando do Hamas” – movimento islamita que governa a Faixa de Gaza -, indicou o Exército israelita em comunicado.

O encerramento da passagem agravará a situação já precária em Gaza, que há uma década vive sob o bloqueio de Israel, e onde mais de dois terços da população dependem de ajuda humanitária para sobreviver.

“A passagem permanecerá fechada até que os danos sejam reparados”, disse o Exército, afirmando que o material que permite fornecer combustível à Faixa de Gaza ficou inutilizado após as destruições palestinas de sexta-feira (11).

O Egipto, cuja fronteira com Gaza fica fechada na maior parte do tempo, abriu neste sábado sua passagem até o enclave por um período de quatro dias.

Comentários do Facebook
<script async src="//pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js"></script>
<ins class="adsbygoogle"
     style="display:block"
     data-ad-format="autorelaxed"
     data-ad-client="ca-pub-7513151535689663"
     data-ad-slot="7531535151"></ins>
<script>
     (adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
</script>