POLÍTICA

João Lourenço amolece e autoriza visita do ministro da Defesa de Portugal

Partilhar

O ministro da Defesa de Portugal, Azeredo Lopes, poderá visitar o nosso país nas próximas semanas.

A notícia foi avançada pela imprensa portuguesa que cita fontes militares daquele país. Segundo a qual, o governo de Portugal tem vindo, de algum tempo para cá, a negociar a vinda do ministro da Defesa de Portugal para o nosso país e ao que tudo indica, Luanda deu luz verde.

O Público escreve que esta abertura do governo de João Lourenço é vista pelas autoridades portuguesas “como um sinal de boa vontade” e um alívio à tensão diplomática existente entre os dois países.

De recordar que o governo angolano congelou as relações com Portugal por causa do caso “Operação Fizz” em que está envolvido o antigo vice-presidente da República, Manuel Vicente, acusado dos crimes de corrupção e branqueamento de capitais.

Autoridades angolanas entendem que o processo devia ser transferido para Angola ao abrigo do acordo judicial existente entre os países da CPLP.

As constantes recusas da justiça portuguesa em transferir o processo de Manuel Vicente para Angola, levou recentemente o governo angolano a adiar a nomeação de um novo embaixador de Angola em Portugal. O que foi entendido por alguns analistas como uma tentativa de Luanda para pressionar o governo português a ceder às suas exigências.

Este novo desenvolvimento apanha todos de surpresa face aos recentes desenvolvimentos e contrapõe todos os esforços que o governo tem vindo a encetar para ver o processo envolvendo o antigo vice-presidente da República, agora conselheiro de João Lourenço para assuntos relacionados com petróleo e gás, transferido para Angola.

Comentários do Facebook

Partilhar
<script async src="//pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js"></script>
<ins class="adsbygoogle"
     style="display:block"
     data-ad-format="autorelaxed"
     data-ad-client="ca-pub-7513151535689663"
     data-ad-slot="7531535151"></ins>
<script>
     (adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
</script>