SOCIEDADE

Secretário de Estado da Saúde defende melhoria do saneamento para combate à cólera




Manuel Dias da Cunha, Secretário de Estado da Saúde Pública

A melhoria do abastecimento de água potável e do saneamento básico nos bairros com maior incidência de casos de cólera afigura-se urgente para se estancar a propagação da doença, advogou nesta sexta-feira, na cidade do Uíge, o Secretário de Estado da Saúde, José Cunha.

Falando à imprensa, no final da sua visita de algumas horas à província do Uíge, o responsável disse ser preocupante a situação nos bairros Papelão, Mbemba Ngango e Candombe Velho, onde a população ainda consome água das cacimbas fruto do fraco abastecimento de água potável e do saneamento básico deficiente.

A sua visita ao Uíge, disse, visou avaliar a realidade da epidemia de cólera que já leva 739 casos registados com 13 óbitos ao nível da província, desde o início do surto a 21 de Dezembro de 2017.

Reconheceu que, apesar dos esforços dos profissionais de saúde e dos demais sectores envolvidos, torna-se necessário a introdução de instrumentos de fiscalização e controlo para a melhoria da situação.

Quanto à malária, assegurou que se está a fazer um acompanhamento meticuloso dos casos para que nos próximos meses não haja aumento dos mesmos.

Assegurou existirem fármacos necessários para o combate da malária, deplorando apenas os mecanismos de controlo e sua distribuição.

Apelou a necessidade do cumprimento rigoroso das medidas transmitidas para se inverter o quadro encontrado na região.

José da Cunha encabeçou uma delegação interministerial que visitou o depósito de medicamentos e os bairros afectados como Candombe Velho, Papelão e Mbemba Ngango, para avaliar o impacto das acções e medidas implementadas no combate à doença.

Integraram a delegação, representantes dos Ministérios da Energia e Águas, Ambiente, Educação, Administração do Território, Ensino Superior e do Desenvolvimento Tecnológico e Inovação.

Comentários do Facebook
<script async src="//pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js"></script>
<ins class="adsbygoogle"
     style="display:block"
     data-ad-format="autorelaxed"
     data-ad-client="ca-pub-7513151535689663"
     data-ad-slot="7531535151"></ins>
<script>
     (adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
</script>