EMPREENDEDORISMO

A Importância do Marketing & AIDA




Partilhar

Ninguém cria uma empresa para fazer caridade. O ‘lucro’ é o objetivo principal e a sobrevivência de toda empresa!

Apesar de muito falado actualmente, o marketing ainda é pouco ou erroneamente explorado pelas empresas. Todo empreendedor, quando abre um negócio, foca quase que exclusivamente no produto ou serviço prestado. E só vão pensar no Marketing quando veem que os resultados obtidos não são aqueles que eles estavam esperando. Outro equívoco é pensar que o Marketing irá resolver todos os problemas da sua empresa como, melhorar a conversão, aumentar as vendas, visibilidade da marca, entre outros, em um único dia.

Marketing são os meios e métodos que uma unidade (pessoa, empresa, marca) tem para gerar valor (dinheiro, relacionamento, felicidade) em uma troca.”

Marketing é identificar e antecipar as necessidades dos clientes e satisfazer essas necessidades de uma forma lucrativa, tanto para a empresa quanto para o consumidor.“

“O Marketing visa entender as necessidades, desejos e valores de um mercado e promover a satisfação dele de forma mais eficiente e eficaz que os concorrentes.”

A Importância do Marketing

 

É pelo facto de existir a competição no mercado, que o Marketing é tão importante para as empresas. Melhorar o relacionamento, analisar comportamento, estudar concorrentes, monitorar marca, optimizar conversão, ser Top of Mind, pesquisar tendências, planear acções, são algumas das coisas que o Marketing pode fazer pela empresa.

Infelizmente muitas empresas ainda veem o Marketing de forma muito simplista e acreditam que fazê-lo se resume a distribuir flyers, fazer comercial, ter um site e enviar emails. Pode parecer exagero, mas enxergar o Marketing dessa maneira, além de desperdício de recursos, ao longo do tempo, pode culminar no fracasso de um empreendimento.

Também não estou dizendo que o Marketing é garantia de sucesso, mas que ele facilita a vida da empresa e diminui as chances de erro, isso sim. Como já comentado anteriormente, ele facilita a compreensão do mercado e implementação de acções, aumenta vendas e a lucratividade e identifica tendências para rápida adaptação

Antes de atender um cliente é preciso entendê-lo. O marketing serve para isso. Lembre-se que o Sucesso da empresa é definido por quem compra o produto e não por quem o fabrica.

O que é AIDA

 

AIDA – Abreviação de uma ferramenta de gestão da comunicação usada pelo marketing para as palavras: Atenção, Interesse, Desejo e Acção. Refere-se a um modelo que procura descrever os estados mentais pelos quais os consumidores passam no processo da adquirir produtos ou serviços.

O modelo tenta explicar como funciona o comportamento humano em relação à aquisição de um produto ou serviço.

A – atenção: tomar conhecimento da existência de um bem ou serviço.

I – interesse: estar suficientemente interessado nas características e benefícios do produto.

D – desejo: ter o desejo de obter os benefícios do produto.

A – acção: comprar o produto.

O marketing moderno entende que a venda não acaba com a aquisição do produto, e sim só acaba quando ocorre a satisfação do cliente, que provavelmente encaminhará uma nova compra. Por esse motivo, muitos teóricos adicionaram a letra “S” (de satisfação) na sigla, chamando o modelo de AIDAS.

Comentários do Facebook

Partilhar
<script async src="//pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js"></script>
<ins class="adsbygoogle"
     style="display:block"
     data-ad-format="autorelaxed"
     data-ad-client="ca-pub-7513151535689663"
     data-ad-slot="7531535151"></ins>
<script>
     (adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
</script>
Sobre Eufranio Júlio 4 artigos
Eufranio Júlio é formado em marketing e desempenha a função de Coordenador de Comunicação Institucional na Refriango. Eufranio Júlio escreve regularmente sobre Marketing para O Guardião.