ANGODIVA

Ser mulher angolanaRecomendado 

Partilhar

Tendo sido o dia 2 de marco, o dia da mulher angolana, hoje, alguns dias depois, queria eu falar um pouco do que ela representa. Tentei faze-lo no dia 2, mas falar da mulher angolana não é fácil!

Falar da mulher angolana é chorar, é se emocionar e é se orgulhar ao mesmo tempo. É falar de mulheres com responsabilidades múltiplas: são mães, pais, mulheres, amantes e domésticas ao mesmo tempo. É falar de mulheres que apesar de assumirem essas responsabilidades todas, são obrigadas a submeter-se a condições culturais, sociais e religiosas exigidas por uma sociedade machista. É falar de mulheres injustiçadas. É falar de mulheres que levam a culpa, quando são violadas, espancadas e maltratadas.

Mas falar de mulheres angolanas é também falar de mulheres sobreviventes. É falar de mulheres que apesar de tudo, procuram encontrar equilíbrio entre a leveza do seu espírito e as condições que lhes são impostas. É falar de mulheres que fingem aceitar essas condições para sustentar egos machistas.

Porém falar da mulher angolana é acima de tudo falar de mulheres batalhadoras. É falar de mulheres que não se limitam a aceitar as condições que lhes são impostas. É falar de mulheres que lutam pela sua liberdade, determinadas a conquistar o seu lugar na família e na sociedade com todo respeito e honra que lhes são de direito.

Falar de mulheres angolanas é falar de mulheres que apesar de tudo isso conseguiram vencer e libertar-se de qualquer condição social e conquistaram a sua independência e o seu lugar na sociedade.

Comentários do Facebook

Partilhar
<script async src="//pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js"></script>
<ins class="adsbygoogle"
     style="display:block"
     data-ad-format="autorelaxed"
     data-ad-client="ca-pub-7513151535689663"
     data-ad-slot="7531535151"></ins>
<script>
     (adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
</script>
ANGODIVA
Sobre ANGODIVA 18 artigos
A Cinosanda Sandele "Angodiva", é economista e blogueira angolana que escreve regularmente sobre motivação, inspiração e moda para o Guardião. Deseja saber mais sobre ela? Visite o seu blogue: www.angodiva.com ou siga-lhe no Instagram ou Facebook.