EMPREENDEDORISMO

Como planear uma campanha de marketing?

Partilhar

Como planear uma campanha de marketing? Cada vez mais o marketing tem se tornado fundamental dentro de uma empresa, entretanto, é interessante entender que marketing não se trata apenas de vendas, vendas são uma consequência de um marketing bem feito.

Cada vez mais o marketing tem -se tornado fundamental dentro de uma empresa, entretanto, é interessante entender que marketing não se trata apenas de vendas, vendas são uma consequência de um marketing bem feito. Campanhas de marketing também não se resumem apenas a acções de mídia (ATL- A Bove The Line), como a compra de um comercial na TV ou um banner em um grande portal, campanhas de marketing estão voltadas a atingir o público-alvo da marca em vários momentos além da mídia, como um evento, uma embalagem bem-feita ou uma acção.

De degustação no ponto de venda (BTL –Below the Line). Por esses motivos é que as grandes empresas possuem várias agências para fazer seus trabalhos.

O primeiro passo para uma campanha de marketing assertiva é entender o comportamento do consumidor, depois é preciso que a marca defina bem os objectivos e metas de cada produto para que as campanhas tenham foco. Campanhas com foco trazem muito mais resultado do que aquelas em que o anunciante gasta milhões para estar em tudo quanto é lugar sem saber qual o público.

Feito esse trabalho, é preciso entender o cenário da marca e concorrentes. Saber o que estão fazendo, quanto vendem, participação de mercado, qual o posicionamento da concorrência e qual o posicionamento da concorrência na mente das pessoas. Em tempo, nem sempre o posicionamento que a marca deseja é o mesmo que o consumidor percebe.

Com todas essas informações nas mãos, e vale lembrar que os grandes anunciantes trabalham directamente com grandes institutos de pesquisa que fazem pesquisas exclusivas para eles, é a hora de traçar os objectivos e metas da marca e produtos.

É nesse momento que os famosos 4Ps (Produto, Preço, Promoção e Praça) de Phillip Kotler entram em acção, e a definiu como “o conjunto de ferramentas que a empresa usa para atingir seus objectivos de marketing no mercado alvo”. Os 4P’s são assim chamados pois compilam todas as etapas do planeamento de acções de um Produto, desde a definição de seu Preço, a Promoção de suas características e a Praça do seu mercado potencial.

Assim como outras teorias do mestre/Guru do marketing como as análises SWOT (Forças, (Strengths), Oportunidades (Opportunities), Fraquezas (Weaknesses), e Ameaças (Threats). em português é uma ferramenta utilizada para fazer análise de cenário (ou análise de ambiente), sendo usada como base para gestão e planeamento estratégico de uma corporação ou empresa, mas podendo, devido a sua simplicidade, ser utilizada para qualquer tipo de análise de cenário, desde a criação de um blog à gestão de uma multinacional.

Comentários do Facebook

Partilhar
<script async src="//pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js"></script>
<ins class="adsbygoogle"
     style="display:block"
     data-ad-format="autorelaxed"
     data-ad-client="ca-pub-7513151535689663"
     data-ad-slot="7531535151"></ins>
<script>
     (adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
</script>
Eufranio Júlio
Sobre Eufranio Júlio 4 artigos
Eufranio Júlio é formado em marketing e desempenha a função de Coordenador de Comunicação Institucional na Refriango. Eufranio Júlio escreve regularmente sobre Marketing para O Guardião.