Ministra da Saúde exortou mulheres e homens a fazerem auto exame do cancro da mama

Angop




SÍLVIA LUTUKUTA, MINISTRA DA SAÚDE

A prevenção do cancro da mama e da próstata continua a ser o melhor mecanismo para combater esta patologia, afirmou neste sábado, em Luanda, a ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta.

A governante, que falava à imprensa, após o acto de abertura da Feira da Saúde, realizada pela Unitel, em parceria com a Liga Angolana Contra o Cancro (LACC), referiu ser importante fazer sempre o diagnóstico precoce para prevenir-se desta doença.

Afirmou que a educação para saúde é uma prioridade que consiste na mobilização das mulheres e dos homens a fazer o auto exame de prevenção.

Fez saber que a estatística referente aos casos de morte do cancro da mama é elevada, em função dos pacientes que aparecem ao Centro de Oncologia em estado avançado.

Por sua vez, o presidente da Liga Angolana Contra o Cancro, André Panzo, salientou que a instituição tem feito um trabalho árduo para apoiar as pessoas que padecem com estas doenças.

O responsável disse que a luta contra esta enfermidade deve ser feita de forma conjunta.

Na ocasião, Telmo dos Santos, representante da Unitel, explicou que este projecto contempla as províncias de Luanda, Cabinda, Benguela, Huíla e Cunene, procurando proporcionar uma qualidade de vida ao cidadão.

Durante a actividade, o representante da Unitel apresentou um novo projecto sobre “Educação de Higiene Bocal, que visa angariar escovas e pastas de dentes para doar as pessoas carentes.

Já o representante do Stand Bank, Jelson Gaieta, parceiro da LACC, assegurou que tem procurado apoiar está instituição com a realização de palestras sobre a prevenção do cancro da mama e da próstata, mobilizando os cidadãos a participar nesta causa.

Nesta feira, os visitantes tiveram a oportunidade de fazer rastreio da malária, hipertensão arterial, do cancro da mama, bem como beneficiaram de mosquiteiros para prevenção da malária.

Sob o lema “Educar para promoção da saúde e prevenção de doenças”, termina neste sábado e serve também para sensibilização à sinistralidade rodoviária no país.

Comentários do Facebook
<script async src="//pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js"></script>
<ins class="adsbygoogle"
     style="display:block"
     data-ad-format="autorelaxed"
     data-ad-client="ca-pub-7513151535689663"
     data-ad-slot="7531535151"></ins>
<script>
     (adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
</script>